Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Pagina Inicial » Recursos » PROTEGENDO SUA FAMÍLIA


PROTEGENDO SUA FAMÍLIA



“Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa”. Lucas 6.46-49

INTRODUÇÃO:

Este texto é a conclusão do famoso “Sermão do Monte” proferido por Jesus Cristo. Jesus chama as pessoas envolvidas neste texto de: “todo aquele” – “qualquer que”. Estes dois termos em sua essência nos mostram a primeira vista que existem duas classes de pessoas neste mundo. E que suas vidas e tudo que estão inseridos a elas, estão firmadas em dois tipos de alicerces.
Jesus neste texto nos faz algumas advertências de extrema importância, que pode trazer por sobre uma pessoa, por sobre uma família, transformações significativas.
Neste texto, Jesus deixa claro que pessoas muito embora convertidas, crentes podem se incluir nos dois grupos. Veja o que diz o texto:

“Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante”. Lucas 6.47

Duas classes de cristãos

a) Uma é sábia: Prevê as provações desta vida, o fim de tudo que é passageiro, que é deste mundo ímpio e prevê o grande juízo, e constrói para a eternidade.

b) A outra classe é insensata: Percebe apenas o tempo presente, o que momentâneo, despreza o que é espiritual e edifica a sua vida e a sua casa para desfrutar do tempo de prosperidade que passa como a erva do campo.

1. UMA FAMÍLIA FELIZ É AQUELA QUE É EDIFICADA SOBRE A ROCHA DA PALAVRA DE DEUS.

“É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha”. Lucas 6.48ª

Este é o homem que Vem a Cristo, Ouve a Palavra e a coloca em Prática. Edificar na rocha é por em prática a Palavra de Deus. A rocha aqui não é Jesus, mas sim a Palavra de Deus. Veja que tanto um como o outro tinha vindo a Cristo. Já estava com Ele.

Você pode perceber esta revelação neste texto? Eu aprendi desde muito tempo que a rocha é Cristo. Ele é a rocha, mas neste texto Jesus não esta se referindo a Ele, mas a Sua Palavra, a Palavra dele. É ela que fará grande diferença numa família.

Edificar sobre a Palavra requer trabalho duro:

* Cavou. “... cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha”.

* Abriu profunda vala. As valas que devemos cavar no dia a dia.

a) Oração.
b) Leitura da Palavra.
c) Jejum.
d) Testemunho de vida

A família que coloca estes alicerces juntos com seus sonhos, anseios, projetos, desejos no parecer da Palavra de Deus, só tem a ganhar.

A Palavra de Deus é o Lugar firme e seguro para uma família. Podem vir lutas e tribulações que nossa casa não cairá, pois está firmada na Palavra.

Dificuldades e problemas sempre aparecerão em nossas vidas, e o que mantém a casa firme é a obediência à Palavra de Deus. A Palavra de Deus é âncora que nos sustenta na adversidade e nos fortalece no meio das tribulações.

“Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão”. Mateus 24.35

2. UMA FAMÍLIA INFELIZ, DESAJUSDA É AQUELA QUE É EDIFICADA SOBRE OS ALICERCES HUMANOS.

“Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa”. Lucas 6.49

O crente insensato, a família insensata, joga seus sonhos, seus projetos sobre os alicerces humanos do dinheiro, da cultura, dos títulos, da fama, da prosperidade, das filosofias, os quais como a areia não resistem à ação demolidora do juízo de final.

Quantas famílias de crentes continuam enganadas pelas cores deste mundo.

Veja que o texto afirma que o insensato também ouve as palavras de Jesus, mas não as pratica.

Muitos freqüentam a igreja, lêem a Bíblia, mas não colocam em prática seus ensinamentos, ele se torna um cristão religioso. Em vez de por a Palavra de Deus em prática, eles ficam apenas filosofando a Palavra. Citam a palavra de Deus, mas Ela não é uma realidade na vida. Tudo que fazem é na superficialidade, não ora, não jejuam...

Ficam questionando e oscilando entre os pensamentos do mundo e seu racionalismo. Não estão firmes na Palavra, e o que acontece é que quando chegam às lutas e tribulações não sabem como agir e por não terem fundamento firme na Rocha, acabam vendo a destruição da sua casa. E Jesus diz: “E foi grande a ruína daquela casa”


SEJA SÁBIO NA PROTEÇÃO DE SUA CASA

“Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma.” (NTLH) Provérbios 24.3.

1. Precisamos de Sabedoria Espiritual.

2. Precisamos de prudência e discernimento Espiritual.

3. Cuidado com o que entra em sua casa.

a.Televisão:

Muitos programas de televisão têm ensinado conceitos contrários a Palavra de Deus.

b.Internet:

A Internet é uma excelente fonte de informações. O problema é que o fato de ser aberta facilita o acesso a todo tipo de informações, tanto boas como más, por isso precisa haver um filtro bem eficiente para que o mal não entre em nossas casas.

4. Cuidado com as más companhias.

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.
I Coríntios 15.33

É muito importante aprender a selecionar os amigos dentro de nossas famílias. Ensine seus filhos a saber como selecionar os seus amigos.

CONCLUSÃO:

Somente Deus e sua Palavra poderão proteger nossas famílias. Portanto, coloque tudo nas mãos d’Ele; estude, medite, memorize e viva a Palavra de Deus.

Que Deus vos abençoe!
Pr. Hamilton de Carvalho












Av. Riachuelo, 682, Maringá - Paraná - Brasil
contato@igrejabetesda.com.br
Fone: 44 3025-4885 :: (44) 9962-4885

OndeEstamos