Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Pagina Inicial » Recursos » SEU GUIA PESSOAL DE JEJUM E ORAÇÃO


SEU GUIA PESSOAL DE JEJUM E ORAÇÃO



Este estudo explicará porque você deve jejuar, como fazê-lo de forma segura, qual o tipo de jejum é o certo para você.

FAÇA DE SUA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL A MELHOR POSSÍVEL

Receber a melhor bênção de Deus por meio de um jejum requer comprometimento genuíno. Separar um tempo especial, todos os dias, com Deus, é absolutamente crucial para alcançar uma comunhão íntima com o Pai. Você deve dedicar-se totalmente a buscar a face de Deus, até mesmo (e especialmente) durante aqueles momentos em que você se sente fraco, vulnerável ou irritadiço.
• Ler Sua Palavra e orar durante as horas das refeições.
• Meditar Nele quando você está acordado durante a noite.
• Cantar louvores a Ele em qualquer momento que sentir vontade.
• Ter o foco em seu Pai Celestial e fazer de cada atitude um ato de louvor e adoração.
Deus o capacitará a experimentar Seu comando de “orar sem cessar” conforme você busca Sua presença.
• Conforme você entra neste tempo de aumentar a devoção espiritual, esteja atento, porque Satanás fará tudo que puder para tirá-lo do seu tempo de oração e leitura bíblica.

Quando você sentir que o inimigo está tentando desencorajá-lo, imediatamente vá até Deus em oração e peça para fortalecer sua resolução em face das dificuldades e tentações.
O inimigo faz de você um alvo, porque ele sabe que jejum é a mais poderosa de todas as disciplinas cristãs, e que Deus pode ter algo muito especial para mostrar-lhe enquanto espera Nele e busca Sua face.
Satanás não quer que você cresça em sua fé, e fará qualquer coisa para fazer com que esteja faminto e mal humorado, trazendo problemas em sua família ou no trabalho, para fazê-lo parar. Faça da oração o seu escudo contra esses ataques.

Tenho algo muito importante para falar sobre seu momento a sós com Deus: Não se torne tão fechado em oração por você mesmo e por outras pessoas que se esqueça de simplesmente reverenciar e louvar a Deus.

O verdadeiro jejum espiritual está direcionado a Deus. Centralize todo seu ser, suas atitudes, ações, motivações, desejos e palavras Nele. Isto pode acontecer, somente, se Deus e o Espírito Santo estiverem no centro da sua atenção. Confesse seus pecados conforme o Espírito Santo os traz a sua atenção e continue com o foco em Deus apenas, para que suas orações sejam poderosas e eficazes.

Uma aproximação renovada com Deus e uma sensibilidade maior para as coisas espirituais são geralmente o resultado do jejum. Não fique desapontado se você não tiver uma "experiência grandiosa," como alguns contam. Muitas pessoas que completaram com sucesso um jejum longo, falam que sentiram uma maior proximidade de Deus que jamais haviam conhecido, porém outros que honestamente buscaram Sua face, contam que não tiveram nenhum resultado em particular.

Para outros, o jejum foi físico, emocional e espiritualmente cansativo, mas eles sabiam que haviam sido chamados por Deus para jejuar e completaram o jejum como um ato de adoração. Deus honrou este compromisso.

Sua motivação para jejuar deve ser para glorificar a Deus e não para ter uma experiência emocional ou atingir felicidade pessoal. Quando seus motivos estão corretos, Deus honrará o coração que O está buscando e abençoará seu tempo com Ele de uma forma muito especial.

MANTENDO UM EQUILÍBRIO NUTRICIONAL:

Há muitos tipos de jejum e a opção que você escolhe depende da sua saúde, da duração desejada e de sua preferência:

* O jejum somente de água – significa se abster de toda comida e sucos, refrigerantes.

* Jejum Parcial – significa eliminar certas comidas ou refeições específicas. (Café da manhã; almoço; janta).

* Jejum à base de “sucos” – significa beber somente sucos de frutas.

* Jejum chamado “jejum de Daniel” – Comer só vegetais durante as refeições.

* Outro Jejum chamado – Jejum de Elias – Comer apenas água e pão durante as refeições, isto por alguns dias. Aqueles que você sentir de esta na presença de Deus.

* A outros mais...

Eu sei que a perspectiva de ficar sem comida por um período longo de tempo, é uma preocupação para alguns. Mas há meios de assegurar que seu corpo terá os nutrientes de que precisa, para que você permaneça seguro e saudável durante o jejum.
Para não violar o compromisso do jejum; qualquer produto que contenha proteína ou gordura, como leite ou bebidas à base de soja, deve ser evitado. Estes produtos, segundo especialistas recomeçarão o ciclo digestivo e você voltará a sentir as pontadas de fome.

Também, por questões de saúde, fique longe de bebidas com cafeína, como café, chá ou coca-cola. Porque cafeína é estimulante e tem um efeito mais poderoso no seu sistema nervoso quando você se abstém de comida. Isto trabalha contra os aspectos físicos e espirituais do jejum.

Outro fator importante para manter ideal sua saúde durante o jejum, é limitar suas atividades físicas.

Exercite-se moderadamente apenas e descanse tanto quanto sua agenda permitir (isto se aplica, especialmente, para jejuns longos).

Pequenos cochilos também ajudam.

Caminhar 1 quilômetro ou dois por dia em um ritmo moderado é aceitável para uma pessoa em boa saúde e em um jejum à base de sucos. Lembre-se, enquanto caminha, esteja sempre em oração.
Se você estiver fazendo um jejum à base de água não deve fazer exercícios físicos, isso comprometerá sua saúde, e é perigoso.

COMO TERMINAR SEU JEJUM DE UMA FORMA SAUDÁVEL

Muitos especialistas concordam que terminar um jejum com vegetais, cozidos no vapor ou crus, é o melhor, ou uma sopinha leve de canja de galinha. Seu estômago está menor neste momento, então faça refeições leves. Pare antes de você se sentir satisfeito.

Atenção: Fique longe de amido, como macarrão, batatas, arroz ou pão (com exceção de torradas). Também evite carnes, laticínios e qualquer tipo de gorduras ou óleos. Introduza-os aos poucos e em pequenas quantidades.

Jejuns longos não são os únicos tipos de jejuns que devem ser finalizados com cuidado. Até mesmo jejum de 3 dias requer cuidados razoáveis. É sábio começar com uma sopinha, algo leve e nutritivo como sopa de legumes feita com cebola, aipo, batatas e cenouras – e frutas frescas como melancia e melão.

Amados em termos de qualquer tipo de rotina de exercícios, o conselho é o mesmo. Comece devagar, permitindo que seu corpo se reajuste ao regime habitual.

Que Deus nos abençoe!
Pr. Hamilton de Carvalho












Av. Riachuelo, 682, Maringá - Paraná - Brasil
contato@igrejabetesda.com.br
Fone: 44 3025-4885 :: (44) 9962-4885

OndeEstamos