1. O QUE SÃO PEQUENOS GRUPOS?

Pequeno Grupos, são grupos de 3 a 12 pessoas, que se reúnem de forma regular para estudar a Bíblia e aprofundar o seu relacionamento com Cristo e com as pessoas do grupo. O PG nasce já pensando em multiplicar-se. A regularidade será determinada pelo grupo. O ideal é uma reunião semanal.

2. A RECEITA BÁSICA PARA UM PEQUENO GRUPO SAUDÁVEL

Estudo Bíblico - O Pequeno Grupo tem por alvo ser um instrumento para o crescimento mútuo de seus membros e a Bíblia é a fonte, é o alimento.

Comunhão - A Bíblia fala muito na necessidade que temos de comunhão. Para conseguir este alvo, precisamos ter em mente principalmente quatro requisitos importantes:

* Oração - Tiago 5:13-18; Filipenses 4:4-8

* Levar as cargas uns dos outros - Gálatas 6:2

* Encorajamento - 1 Tessalonicense 5:14; Hebreus 10:24

* Confrontação - Gálatas 6:1; Mateus 18:15-2

Serviço - É um dos traços de maturidade do PG; o grupo deixa de olhar apenas para si e se volta para servir aos outros.

Evangelismo - O Pequeno Grupo que não evangeliza está fadado a morrer. Levar para o Caminho os que estão a caminho é nossa Missão. Todo PG tem que ter uma cadeira vazia na esperança de que na próxima semana ela esteja ocupada por alguém que você irá convidar e uma outra cadeira vazia volta ser colocada.

3. SEM PEQUENOS GRUPOS O QUE ACONTECE COM AS PESSOAS?

* Pessoas que não serão bem pastoreadas. Uma igreja sem pequenos grupos é incapaz de pastorear, instruir e mobilizar seus freqüentadores, uma vez que fica dependente basicamente dos seus eventos, seus líderes e sua estrutura de departamentos.

* Pessoas que não receberão ensino adequado. Não é possível instruir pessoas somente com a mensagem do púlpito. A dependência com a mensagem do púlpito, gera cristãos superficiais.

* Pessoas que continuarão com a vida cristã medíocre. Não havendo pequenos grupos fica difícil a comunhão, a confrontação e o desafio para uma vida séria e comprometida com Deus e seu reino. Conseqüentemente, teremos pessoas sem compromisso com a igreja.

4. ALGUMAS RAZÕES PARA TERMOS PEQUENOS GRUPOS:

* Pequeno Grupo - Gera envolvimento pessoal: A pessoa deixa de ser um mero expectador e entra no estudo, participa e aos poucos ganha confiança para compartilhar suas lutas e dificuldades.

* Pequeno Grupo - Gera comunhão: É impossível cumprir os mandamentos recíprocos - os "uns aos outros" encontrando-se um vez no domingo.

* Pequeno Grupo - Gera evangelização: É muito mais fácil você convidar alguém para vir a sua casa do que ir para uma igreja. Num pequeno grupo "cada convertido se torna um missionário e cada lar uma agência missionária".

* Pequeno Grupo - Gera integração: Um novo convertido ou pessoas em transição terá facilidade em se relacionar com a nova comunidade cristã.

* Pequeno Grupo - Gera ensino prático e relevante: No culto a pessoa ouve o sermão, mas não tem oportunidade de fazer pergunta, pois é apenas ouvinte. No PG ela pode tirar suas dúvidas.

* Pequeno Grupo - Gera líderes-empreendedores: No PG vão surgir líderes que não teriam espaços ou oportunidade num grupo maior.